terça-feira, 13 de julho de 2010

Roda no dia 18 de julho de 2010, em comemoração ao reconhecimento oficial da capoeira

No dia 15 de julho de 2008,Além de fazer parte da Lista do Patrimônio Mundial da UNESCO, a cidade de Salvador, capital da Bahia, comemora outro registro, dessa vez de patrimônio imaterial brasileiro. Além do conjunto arquitetônico, paisagístico e urbanístico do Centro Histórico de Salvador ser patrimônio cultural da humanidade, a capoeira, expressão cultural brasileira que já deu a volta ao mundo e alcançou reconhecimento internacional, foi reconhecida como patrimônio imaterial da cultura brasileira, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
Surgida nos guetos negros há mais de um século como forma de protesto às injustiças sociais, a capoeira é uma arte que mistura dança, música e cultura popular, confunde-se com esporte, e já foi considerada luta. A capoeira é a 14ª expressão artística do Brasil registrada como patrimônio imaterial e, com o título, fica assegurada sua preservação como patrimônio cultural e torna-se capaz a elaboração de projetos e políticas públicas em prol da continuidade dessa manifestação.
E com uma forma de comemorar essa data foi realizada uma roda no Parque do Lago, no domingo dia 18/07/2010 . 2 anos de reconhecimento. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário